-
Arquitetos: Jaque Studio
- Área: 1062 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ariadna Polo
Descrição enviada pela equipe de projeto. As casas nasceram como resposta à necessidade de desenvolver um produto imobiliário flexível que pudesse funcionar como habitação de longa duração e em regime de aluguel para as férias. A fim de aproveitar a propriedade de forma eficiente e respeitar a área livre necessária, foi proposto um esquema de casas geminadas que compartilham instalações e elementos estruturais entre diferentes unidades.
Este projeto foi concebido para ser construído em duas fases, com um corredor tropical entre a fase 1 e 2 que criará um espaço de amortecimento verde e conferirá maior privacidade ao coração do empreendimento. Nesse sentido, foram pensados dois tipos de habitação: um maior para as esquinas (150m2) e outro para as quatro unidades centrais com uma composição mais compacta (120m2). As tipologias têm piscina e pátio no térreo e terraço-jardim com piscina na cobertura, e permitem a utilização da mesma casa por dois usuários diferentes, uma vez que as escadas são exteriores.
O térreo é quase transparente para se conectar com os corpos d'água e a vegetação tropical, enquanto a fachada do andar superior apresenta diferentes condições. A sul é aberta e permeável para receber os ventos predominantes e aproveitar a orientação para a costa, enquanto a fachada norte é mais fechada para evitar as janelas voltadas para as unidades da segunda fase do empreendimento. No interior, portas de correr e painéis permitem que o espaço seja configurado de acordo com as necessidades do usuário, criando opções para que todo o pavimento seja vivido como um único espaço durante o dia, mas à noite possa ser dividido e formar diferentes ambientes.
Os acabamentos naturais, como pedra, madeira e o tradicional chukum, bem como os grandes balanços e a ligação dos espaços interiores com os pátios e terraços, "tropicalizam" o projeto. A volumetria escalonada em planta e elevação cria uma fachada com ritmos e sombras que permite a emergência de jardins para o espaço público, e uma leitura arquitetônica dinâmica.